sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pudim de Coco para Comer com os Pés Sujos de Areia



Olha os pontinhos de baunilha, são os pontinhos de felicidade!

Essa receita foi modificada a partir da receita de pudim thai de coco da Donna Hay. Ela é editora e escritora de vários livros de culinária e, como uma boa australiana, tem uma proposta focada em facilitar receitas complexas, usando ingredientes, de preferência frescos. Tudo muito simples, lindo, rápido e azul como uma propaganda de leite Molico - sério, assista o programa na Fox Life e vejam. 

Enfim, confesso que acho ela muito chatinha, mas as receitas são interessantes, por isso recomendo. No caso desta receita, a primeira vez que fiz, seguindo o passo-a-passo, achei bem sem graça, mas vi que tinha potencial. 

Comecei a testar algumas modificações até chegar a sobremesa perfeita para se comer num dia de liberdade. Mais conhecido como sábado de sol depois de voltar da praia bem tarde. Você se permite pular almoço e ir direto para sobremesa só porque deu vontade. Não está nem aí se esqueceu de limpar os pés sujos de areia, se o cabelo está molhado. É muita, muita preguiça.

Aí vai a receita para comer de maneira preguiçosa e com os pés sujos de areia! Só tem um porém, o leite de coco tem que ser o thailandes, e ele é bem difícil de encontrar em terras brasileiras. No Rio, sei que vende na Meijo (Rua Marques de Abrantes, 222, Flamengo. Tel: 2551-3051). É um pouco caro, mas é um delírio, vale cada centavo, sem contar que parece uma mousse e não leite de coco.

A partir de Cooklicious

Ingredientes:

2 colheres de chá de água morna;
1 colher de gelatina em pó sem sabor;
2 xícaras de leite de coco (tem que ser o thailandes, caso contrário não garanto)
1/4 de xícara de açucar;
1 fava de baunilha (no Zona Sul supermercado vende a 16 reais, mas nas Casas Pedro encontrei por 9 reais)
1 colher de óleo vegetal (para untar as formas)
1 manga (bem doce)

Como preparar:

Comece untando 6 formas. Use o pincel para facilitar e usar menos óleo.


Depois, Coloque 2 xícaras de leite de coco em uma panela média em fogo médio e junte o açucar (se quiser peneirar, vale a pena). Corte a fava de baunilha no meio e raspe com a faca. (veja no vídeo)

Pode ir direto para 1m27s

Vá mexendo até ferver.
Apague o fogo, coloque essa mistura nas formas e leve a geladeira por umas 2/3 horas no mínimo.
Para desenformar, você deve desgrudar o pudim bem suavemente da forma. Use os dedos, coloque-os na superfície, faça uma leve pressão e suavemente arraste-os das bordas do pudim em direção ao centro. Faça isso até completar as bordas. Você vai ver que ele vai desgrudando rapidamente.
Depois é só virar em um prato e servir com pedaços suculentos de manga.




2 comentários: